Governo e Política: Notícias e Desafios
A Bancada Feminista do Psol na Câmara Municipal de São Paulo pediu ao MPE-SP a abertura de uma investigação sobre o processo de licitação em que a Prefeitura escolheu a empresa espanhola Acciona como vencedora, apesar de ela ter apresentado a proposta mais cara. O contrato é da obra de ligação entre a Avenida Roberto Marinho e a Rodovia dos Imigrantes, com um valor de R$ 2,09 bilhões. A representação pede que sejam apuradas possíveis ilegalidades na escolha da empresa vencedora.
No entorno de Flávio Bolsonaro, já se dá como certa a contratação do marqueteiro Daniel Braga para sua campanha presidencial. No entanto, há um ponto ainda em aberto: entre os próprios assessores do “01” não está muito claro como se dará a divisão de tarefas com o também publicitário Marcello Lopes.
A fusão entre os ministérios do Planejamento e de Gestão virou uma opção para o governo de Lula depois da saída de Simone Tebet, que deixará o cargo até 30 de março. A ministra Esther Dweck é a mais cotada para ficar à frente da nova pasta, acumulando suas competências atuais com responsabilidade pelo Orçamento Federal.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que está por deixar o cargo, também tratou de colocar sua colher no assunto. Ele acredita que Galípolo herdou um problema que é o Banco Master, que não cresceu na gestão atual.
As agências reguladoras passam por forte enfraquecimento de sua capacidade de fiscalização e regulação a cerca de uma década. Dos 11 órgãos analisados, só a Nacional de Saúde Complementar e a Comissão de Valores Mobiliários têm mais dinheiro hoje do que em 2015.
A ex-bbb e atriz Grazi Massafera está na capa de Marie Claire, onde se classificou como uma mulher “ok”. Ela acha que não é bonita, apenas “ok”, e que cuida da sua saúde e estilo de vida. Ela também está preparada para viver longe da fama.
A diplomacia brasileira em Caracas se refere a Delcy Rodriguez, vice-ditadora ou ditadura interina da Venezuela, como “vice-presidenta” ou “presidenta” em documentos oficiais.
O Republicanos entra no ano eleitoral dividido entre se alinhar à candidatura de Flávio Bolsonaro ou preservar a relação com o governo Lula. A opção de apoiar o PSD é a mais remota.
A colaboração entre a supermodelo Bella Hadid e a grife italiana Miss Sixty começou em 2021. A nova campanha de outono é verdadeiramente única e diferente, com um estilo de cabelo loiro despojado.
Aldo Rebelo (DC) lançou sua pré-candidatura à Presidência da República. Ele reuniu ex-ministros de Michel Temer, do próprio Lula, de Jair Bolsonaro, além de ex-deputados e do presidente do PSD, Gilberto Kassab.
O risco real de derrota de ao menos dois governadores petistas no Nordeste acendeu o alerta no PT e impulsiona a ideia de substituição dos candidatos. No Ceará, pesquisas mostram que Ciro Gomes se elege contra Elmano de Freitas (PT).
A TCU deu uma boa notícia a Lula e arquivou a investigação sobre os gastos do resgate de Nadine Heredia, a ex-primeira-dama condenada por corrupção no Peru.
Miriam Belchior assume a Casa Civil do governo Lula no fim de março. Ela é uma ex-ministra do Planejamento do governo Dilma e integrante de gestões petistas desde os anos 90.
Lideranças da direita de São Paulo estão preocupadas com a quantidade de candidaturas ao Senado e o risco que isso se deve à eleição de um nome esquerdista para uma das duas vagas.
O PL de Valdemar Costa Neto pretende lançar o seu próprio candidato ao Senado. Nomes cogitados são os deputados federais Rosana Vale, Marco Feliciano e Mário Frias, além do deputado estadual Gil Diniz e o vice-prefeito de São Paulo, Mello Araujo.
Luciana Gimenez está negociando para assumir o horário de Virginia Fonseca aos sábados no . Ela ganharia R$ 30 mil mensais.



