O diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul), Fernando Nascimento, disse que o Pro Fertiliza MS voltará a ser realizado neste ano com o pagamento do frete de calcário para agricultores familiares.
O calcário é um minério importante na agricultura porque reduz a acidez do solo, estimula o crescimento das raízes, aumenta a disponibilidade de fósforo e reduz os níveis de alumínio e manganês, que são tóxicos para as plantas.
O Pro Fertiliza foi criado em outubro de 2022 pelo governo estadual e, segundo Fernando Nascimento, já atendeu 2.300 produtores em Mato Grosso do Sul. O estado tem cerca de 35.000 propriedades que vivem da agricultura familiar.

“Isso é importante porque o frete representa de 60 a 70% do valor da compra de calcário. Isso, muitas vezes, inviabiliza a compra para o pequeno produtor”, diz o diretor-presidente.
Ainda não há data para a reabertura do programa, mas o dirigente garante que vai acontecer.
Este é mais um corte do podcast Agro de Primeira MS, que vai ao ar semanalmente com assuntos variados dentro do agronegócio, desde gestão, passando por inovações no campo e histórias de sucesso de empreendedores.
Os episódios que estão na segunda temporada podem ser acessados e ouvidos no Spotify e no YouTube.
A editoria de Agro do portal Primeira Página também sempre publica reportagens sobre os novos episódios e traz os cortes com os principais destaques das entrevistas com especialistas da área.
Para ver a íntegra do bate-papo com Gino Migotto sobre como transformar fazendas em empresas, clique abaixo.



