Um grupo de turistas do Paraná teve um privilégio de poucos que visitam os rios de água cristalina de Bonito: se deparar com a Ana, uma das sucuris “gigantes” da região. Medindo entre 6 a 8 metros de comprimento, a serpente é “tímida”, mas nesta segunda-feira (26) decidiu “dar as caras” e fazer a alegria dos visitantes.

O encontro ocorreu no Rio Sucuri, durante um dos passeios liderados pelo guia turístico Célio Araújo, que frequentemente tem a sorte de cruzar o caminho do seu barco com as anacondas bonitenses.
Conforme Célio, Ana não tem o hábito de aparecer durante os passeios, o que é completamente normal. Apesar do tamanho assustador, as sucuris tendem a se afastar diante de qualquer situação estranha.
“Ela é uma sucuri muito arisca. Quando sente a presença do grupo se movendo, acaba se escondendo, foge. Eu estava subindo o rio bem devagar, notei um vulto, parei e a reconheci pela cor, que é mais escura. Quando ela percebeu a nossa presença, começou a se movimentar, e nós fizemos o vídeo.”
Célio Araújo.
Assista abaixo o vídeo do avistamento.
Conforme o guia, a sucuri tem se “hospedado” no banhado onde foi registrada nesta manhã há, pelo menos, um mês, o que tem aumentado as chances de avistamento. No vídeo acima, Ana aparece escondida entre os arbustos, mas já é possível ter uma dimensão do quão imensa é a sucuri.
“Quando ela nos avista e sente a presença do grupo, acaba entrando no banhado e se escondendo no brejo. Mas hoje tivemos sorte de ela estar parada ali e depois ela começou a se movimentar. É um animal raro e bastante arisco. Neste ano, estamos tendo sorte de ela permanecer naquele local.”
Célio Araújo.
Cabe ressaltar que a observação das sucuris é feita a uma distância segura, tanto para o animal quanto para os visitantes. Célio explica que os turistas ficaram encantados com o encontro.
“Sensacional, foi a cereja do bolo. A sucuri é incrível, mansa, no cantinho dela. Nem deu medo”, disse um dos turistas. “Muito top, sucuri gigante, nunca tinha visto”, completou outro.



