Costa Rica Elegerá Novo Presidente Neste Domingo

Neste domingo (1), os costarriquenhos comparecem às urnas para definir o novo presidente do país. A candidata governista Laura Fernández é considerada a grande favorita, com promessas de linha dura contra o crime, que, segundo os adversários, poderiam empurrar o país para o autoritarismo. Fernández nega essas acusações e afirma que será “sempre zelar pela estabilidade democrática”.

A pesquisa mais recente da Universidade da Costa Rica (UCR) mostra que o eleitorado tem 26% de indecisos, e um eventual segundo turno acontecerá em 5 de abril. Quase 3,7 milhões de cidadãos estão convocados a votar nas eleições, que também definirão os 57 deputados da Câmara.

A Costa Rica é um país reconhecido por sua estabilidade e bem-estar social, mas enfrenta problemas de narcotráfico e violência. As urnas abrirão às 6h00 locais e permanecerão abertas até 18h00. Os primeiros resultados oficiais serão anunciados por volta das 21h00.

Laura Fernández, uma cientista política conservadora de 39 anos, liderou as pesquisas de intenção de voto ao destacar a questão da segurança, principal preocupação dos costarriquenhos. Depois de votar na cidade de Cartago, ela reiterou que sua meta é “ganhar no primeiro turno”, e aspira ter ampla maioria no Congresso para aprovar reformas na Constituição.

Um triunfo de Laura Fernández para governar pelos próximos quatro anos consolidaria a direita na América Latina, após as vitórias recentes no Chile, Bolívia, Peru e Honduras. O presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves, é aliado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais Notícias
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.