Estão abertas desde a manhã desta terça-feira (3), as inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) 2026. O processo seletivo ocorre de forma gratuita e disponibiliza mais de 112 mil vagas em instituições de ensino superior privadas de todo o país.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), as inscrições devem ser feitas até o dia 6 de fevereiro. O candidato poderá se inscrever em até três opções de curso e alterar as escolhas até o último dia do prazo estipulado.
Do total de vagas disponíveis, pouco mais de 67 mil são para o primeiro semestre. As demais vagas serão ofertadas no segundo semestre, assim como aquelas que não forem preenchidas nesta primeira etapa.
Podem se inscrever estudantes que tenham participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde 2010. A média aritmética mínima obtida na provaé de 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Além disso, é necessário possuir renda bruta familiar mensal por pessoa de até 3 salários mínimos. Para garantir sua inscrição, clique aqui.
A classificação ocorrerá conforme nota obtidas pelos candidatos, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A ordem de prioridade é a seguinte:
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Aqueles que não forem selecionados, farão parte da lista de espera das vagas não ocupadas.



