Mato Grosso do Sul, um caso de redução de letalidade policial no Brasil

A análise dos dados de segurança pública em Mato Grosso do Sul revela uma tendência de queda nos casos de mortes em confrontos policiais. Em janeiro de 2026, foram registrados 8 casos, contra 10 no mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2025, a redução em relação a 2024 foi de 31,4%, com queda de 86 para 59 mortes decorrentes de intervenções policiais. Essa tendência de redução é consistente e se mantém desde 2023, quando se iniciou a queda do número de mortes em confrontos.

A queda da letalidade policial em Mato Grosso do Sul é um caso isolado em um cenário nacional mais amplo, onde diversos estados registraram aumento da letalidade policial. Em 2025, foram registradas 6.519 mortes por intervenção policial no Brasil, um aumento de 4,5% em relação a 2024. O caso mais extremo foi registrado em Rondônia, onde os confrontos passaram de 8 para 47 em um ano, alta de 488%.

A Bahia lidera o ranking nacional de letalidade policial em 2025, com 1.569 mortes em confrontos, seguida por São Paulo, com 835, Rio de Janeiro, com 798, e Pará, com 634 casos. Mato Grosso do Sul ocupa a 14ª posição nesse levantamento.

Especialistas em segurança pública avaliam que os números de letalidade policial refletem não apenas a atuação das forças de segurança, mas também fatores como ofensivas contra o crime organizado, a dinâmica do tráfico de drogas e a forma como estratégias de policiamento e proteção são aplicadas em cada território. Organizações que acompanham indicadores de violência, como o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, reforçam que a letalidade policial é apenas um dos elementos a serem considerados na análise do impacto da atuação das forças estaduais e federais no cotidiano das comunidades.

No início de 2026, já foram registrados 12 casos de mortes em abordagens policiais em Mato Grosso do Sul, incluindo o caso de Acir Dias de Oliveira Ribeiro, de 50 anos, que foi apontado como suspeito de furto a uma lanchonete e acabou baleado e morto durante tentativa de abordagem.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais Notícias
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.