O Erro de Se Comparar: Um Olhar Clínico para Tratar a Obesidade

A obesidade é considerada uma doença crônica e não tem cura, mas sim tratamento. O médico Dr. Jonathas Canela, especialista em emagrecimento, saúde hormonal e lipedema, defende um olhar clínico e contínuo para tratar a obesidade. Ele destaca que a pessoa gorda não é necessariamente obesa, e a pessoa magra pode ser obesa.

Segundo o médico, a obesidade é uma doença metabólica e biológica, e não é explicada pela falta de vontade ou motivação. “Não é uma fraqueza, não é porque a pessoa não tem motivação, não tem nada a ver com a parte psicológica da pessoa, é metabólica, é biológica”, afirma.

Canela também critica a ideia de se comparar com outros, seja com amigos, artistas ou pessoas que se consideram magras. “O maior erro é se comparar e não buscar quem entende”, diz o médico. Em vez disso, ele recomenda buscar pessoas sérias e qualificadas para ajudar no tratamento.

Para quem não consegue atendimento imediato, o médico sugere prudência e não fazer nada precipitado. “Tenta seguir pessoas séria e vai devagarinho, não seja uma pessoa que faça as coisas na emoção radical”, avisa.

O emagrecimento saudável, segundo o médico, tem dieta como base e ambiente metabólico preparado. “O que realmente vai fazer você emagrecer é a dieta. Os medicamentos vêm para te normalizar”, explica. Além disso, ele ressalta que perder muito peso rápido sem preparo pode adoecer.

Canela também defende a suplementação dirigida para preservar pele, cabelo, unhas e imunidade. “Nós temos um aminoácido, a prolina, precisa da vitamina C, prolina mais vitamina C faz com que a sua pele fique firme”, diz.

O médico também aborda o tema da reposição hormonal, que tem indicação em casos de obesidade. “Os hormônios têm que ser investigados sempre. A mulher não precisa passar pela menopausa… não é normal “, afirma.

Por fim, Canela destaca a importância de buscar diagnóstico antes de “fechar a boca” e começar a tratamento. “Primeira coisa que eu gosto é entender se essa pessoa é obesa ou ela só é gorda, vai fazer bioimpedância, ver a composição corporal e exames”, diz.

O contato para agendamento de consultas é o (67) 99212-5600. Lembre-se de que o conteúdo do podcast é informativo e não deve ser usado para tomar decisões clínicas sem avaliação presencial e individualizada.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais Notícias
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.