A cidade de Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica (Canadá), foi palco de uma tragédia sem precedentes na última terça-feira (10). Pelo menos 10 pessoas perderam a vida em um ataque a tiros na escola Tumbler Ridge Secondary School. A polícia localizou corpos em uma residência e na escola. A autora do ataque foi identificada como Jesse Van Rootselaar, de 18 anos, uma mulher transgênero que se suicidou no local.
As vítimas fatais identificadas são:
Jennifer Strang, de 39 anos, mãe da autora e encontrada morta na casa da família;
Irmão da autora, de 11 anos, meio-irmão da autora e encontrado morto na mesma residência;
Uma educadora de 39 anos, funcionária morta dentro da escola;
Cinco estudantes, três meninas de 12 anos e dois meninos (um de 12 e outro de 13 anos), a maioria encontrada na biblioteca da escola.
Além das vítimas fatais, uma menina de 12 anos, Maya, foi levada de helicóptero para o hospital com ferimentos graves. Outro paciente também foi transportado para Vancouver em estado crítico. Outras 25 pessoas receberam ajuda médica, sem risco de vida.
O premiê da Colúmbia Britânica, David Eby, pediu um minuto de silêncio em homenagem a Maya e outras vítimas. “Fomos solicitados, como grupo, a fazer um minuto de silêncio para orar, seja lá como as pessoas orem ou reflitam, pela família de neste momento”, disse Eby.
“Aquele momento, para mim, representa a profunda tragédia – de uma linda criança que ia à escola, tinha alegria e amor, e que agora está lutando pela vida em um hospital – e das outras crianças que morreram”, acrescentou Eby.
A polícia afirmou que existiam chamados anteriores para a residência da família relacionados à saúde mental e armas, mas não sabia a motivação do crime. O subcomissário Dwayne McDonald afirmou que a autora do ataque era uma mulher transgênero e que se suicidou no local.



