Ursula von der Leyen defende reativação de cláusula de defesa mútua União Europeia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu reativação de cláusula de defesa mútua pela União Europeia (UE) durante participação na Conferência de Segurança de Munique.

Von der Leyen reiterou a necessidade do bloco estreitar laços com o Reino Unido e outros parceiros num contexto de crescente volatilidade global. “A Europa deve tornar-se mais independente, não há outra opção”, disse, citando ameaças que vão desde territórios a tarifas, passando por regulamentações tecnológicas.

Para Von der Leyen, essa independência deve abranger a defesa, a energia, a economia, o comércio, as matérias-primas e a tecnologia digital. Ela rejeitou a ideia de que apostar na autonomia europeia enfraqueça os laços transatlânticos: “Uma Europa independente é uma Europa forte. E uma Europa forte torna a aliança transatlântica mais sólida”, ressaltou a líder.

A líder europeia também destacou a importância da União Europeia se tornar mais independente em várias áreas, incluindo defesa, energia, economia e tecnologia digital. Ela argumentou que essa independência é essencial para a segurança e a estabilidade da Europa em um mundo cada vez mais volátil.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest