O universo de O Senhor dos Anéis é um dos mais grandiosos do cinema. Criado por J.R.R. Tolkien, professor e escritor britânico, o mundo da Terra Média levou mais de uma década para ser idealizado e atravessa gerações com seus filmes, séries e livros. Mas com tantas produções, você sabe por onde começar?

A cronologia da saga começa com O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012). Bilbo Bolseiro, um hobbit tranquilo, embarca em uma aventura ao lado do mago Gandalf e de anões em busca de recuperar o lar perdido. No caminho, Bilbo encontra um anel misterioso em uma caverna um artefato poderoso que será o centro dos próximos filmes.
Em seguida, vêm O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013) e O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014), que mostram o despertar do dragão Smaug, a crescente ameaça de Sauron e as primeiras grandes batalhas da Terra Média.

Décadas depois, já na trilogia original, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001) traz Frodo, sobrinho de Bilbo, encarregado de destruir o Um Anel. Ele forma a Sociedade do Anel com Gandalf, Legolas, Aragorn e outros heróis.
Leia mais: Entenda a cronologia de “O Senhor dos Anéis” vencedor de 17 Oscars
Em As Duas Torres (2002), o grupo se separa e o mal avança. A saga se encerra em O Retorno do Rei (2003), vencedor de 11 Oscars, com a batalha final contra Sauron e a destruição do anel.

Mais recentemente, em 2024, foi lançado A Guerra dos Rohirrim, animação ambientada 183 anos antes da trilogia original. O filme foca em Helm, rei de Rohan, e sua filha Hera, que lidera a resistência contra um inimigo mortal.
Já a série Os Anéis de Poder (2022), produzida pela Amazon, se passa ainda antes de tudo isso, e mostra a criação dos anéis três para os elfos, sete para os anões, nove para os homens… e um para dominá-los todos.