Ações de Educação Ambiental na Aldeia Porto Lindo mobilizam alunos em Japorã

O Departamento Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Japorã realizou uma série de atividades voltadas para a educação ambiental durante a Semana do Meio Ambiente, que geraram grande repercussão entre os alunos da Aldeia Porto Lindo – Yvy Katu. A iniciativa envolveu os estudantes da Escola Polo Municipal Tekohá Guarani – Extensão Dr. Nelson de Araújo, que se mostraram entusiasmados ao participar das atividades, fazendo perguntas e compartilhando suas experiências com as famílias.

As atividades começaram com palestras realizadas na sede da escola, abrangendo os períodos matutino e vespertino, com alunos do Pré e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Após as palestras, foram exibidos vídeos e slides, e a programação culminou em uma aula prática onde as crianças participaram do plantio de mudas de ipê, cultivadas no Viveiro Municipal. Esta etapa prática foi marcada pela participação ativa dos alunos, que se envolveram diretamente no processo de plantio.

Weverton Zeneratti Lourenço, Chefe de Núcleo e palestrante, destacou a importância da interação dos alunos durante as atividades, afirmando que o entusiasmo gerado foi significativo. Ele explicou que a ação não se limitou a palestras, mas incluiu a prática do plantio, promovendo uma vivência direta com a natureza.

A Diretora do Departamento de Gestão Ambiental, Mayara Cristina Neves Abel, ressaltou que as ações da Semana do Meio Ambiente têm continuidade no ambiente escolar, com a entrega de lembrancinhas, incluindo um kit para que os professores incentivem os alunos a plantar sementes e acompanhar o crescimento das plantas.

O principal objetivo da ação, desenvolvida em parceria entre a Sedama e a Secretaria Municipal de Educação, foi promover a conscientização ambiental entre os estudantes, por meio de palestras e orientações sobre a preservação do Meio Ambiente. Além disso, a prática de plantio de árvores no espaço escolar visa incentivar atitudes sustentáveis e engajamento com a preservação ambiental. Weverton Zeneratti enfatizou que as atividades contribuíram para a formação de alunos mais conscientes e responsáveis, e o entusiasmo gerado permanece no ambiente escolar.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest