O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (25) a escolha da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para liderar o governo no Senado. A decisão ocorre após o afastamento do senador Jaques Wagner (PT-BA) da função, que se deu na quarta-feira (24) em meio a uma investigação da Polícia Federal (PF).
Teresa Leitão terá a missão de promover a articulação e a aprovação de projetos relevantes para a população que estão atualmente em tramitação no Senado. Entre os temas que devem ser discutidos estão o fim da escala 6 por 1 e a Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública.
Jaques Wagner deixou a liderança em meio a um cenário de incerteza, após ser alvo de uma operação da PF, que investiga possíveis irregularidades relacionadas ao Banco Master. Os agentes da PF suspeitam que o senador tenha recebido benefícios do banqueiro Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do banco.
Em sua defesa, Jaques Wagner negou as acusações e se declarou "absolutamente tranquilo" em relação à investigação em curso, enfatizando a confiança em sua inocência. A mudança na liderança do governo no Senado ocorre em um momento em que a articulação política se torna ainda mais crucial para a administração de Lula.
Com a nova liderança, espera-se que Teresa Leitão consiga estabelecer um diálogo mais eficaz entre o governo e o Senado, a fim de garantir a aprovação de propostas que atendam às necessidades da população e fortaleçam a agenda do governo. A expectativa é que a senadora utilize sua experiência e habilidade política para navegar nas complexas dinâmicas do Senado.






