O deputado estadual Zé Teixeira, atuando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, tem promovido intervenções significativas nas áreas de saúde, esporte e segurança viária. Recentemente, ele apresentou uma série de proposições com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população, buscando o envolvimento do Governo do Estado e das prefeituras para garantir dignidade e proteção aos cidadãos.
Na saúde, Zé Teixeira tem trabalhado para otimizar a utilização dos recursos públicos e acelerar o atendimento na rede pública, especialmente em Dourados e nas cidades vizinhas. O parlamentar solicitou ao Executivo Estadual a redestinação de R$ 700 mil, que eram destinados à construção da Policlínica de Dourados, mas acabaram não utilizados devido à não execução do projeto. Esse valor será alocado na Fundação Cardiogeriátrica FUNPEMA, com R$ 389,9 mil sendo aplicados na compra de um Aparelho de Tomografia de Coerência Óptica (OCT), ferramenta crucial para diagnósticos rápidos de problemas como retina e glaucoma.
Além de beneficiar a saúde pública, a iniciativa também visa descentralizar o atendimento especializado e diminuir a fila de espera, garantindo assistência mais ágil a milhares de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O deputado também se preocupa com o desenvolvimento social nas comunidades indígenas. Em um ofício enviado ao Governo do Estado, ele requereu R$ 74 mil para a instalação de um sistema de iluminação no campo de futebol da Aldeia Jaguapiru, situada em Dourados. O projeto contempla a colocação de seis postes de concreto e 18 refletores de LED, permitindo a prática de esportes e atividades recreativas à noite. Essa ação tem como objetivo afastar crianças e jovens da ociosidade, promovendo a cidadania e a saúde por meio do esporte.
Em Campo Grande, a segurança viária é uma prioridade para Zé Teixeira, que protocolou uma indicação à prefeitura e à Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) para proibir o estacionamento nas laterais da Rua Jornalista Marcos Fernando Hugo. Essa via, que apresenta intenso fluxo de veículos, é um dos acessos principais ao Parque dos Poderes, e a medida visa prevenir acidentes.
Por fim, na defesa dos direitos dos animais e da saúde pública, o deputado articulará a criação do Conselho Estadual de Bem-Estar Animal (CEBEA) junto à vice-governadoria do Estado. A proposta atende a uma demanda histórica de organizações de proteção animal, como a ONG Ato de Amor Animal. A implementação do conselho permitirá um canal oficial para a formulação de políticas públicas integradas, controle de zoonoses e combate aos maus-tratos, colocando Mato Grosso do Sul em uma posição de destaque na gestão sanitária e ambiental.






