Após diversos avistamentos em Corumbá, uma onça-pintada voltou a ser vista na região e quase foi atropelada por um carro, enquanto atravessava a pista. O caso foi registrado na noite de sábado (9), na rodovia Ramon Gomes, em frente à base da Prevfogo.
Conforme imagens obtidas pela reportagem, o animal surge de repente na estrada, no exato momento em que passava um automóvel. O motorista consegue frear a tempo de evitar uma colisão.
A onça correu em direção à mata e não foi mais vista. Segundos depois, o condutor do veículo dá marcha ré e retorna para o local do avistamento.
Uma moradora da região contou que estava em casa e, no momento em que o marido e o irmão saíam da residência para ir ao supermercado, foram informados pelo motorista para que ficassem alerta, devido à presença do felino.
A mulher contou, ainda, que a câmera foi instalada há 5 meses e que as aparições de onças-pintadas são frequentes na região. Depois do ocorrido, os moradores disseram que vão redobrar os cuidados.
Suposto ataque
Na noite de quarta-feira (6), um morador do bairro Generoso, também em Corumbá, foi resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros após relatar ter sido atacado pelo animal.
O caso reuniu diversas autoridades ligadas ao tema, que após análise dos ferimentos e do relato da vítima, concluíram que a onça não atacou o homem.
“A gente descarta totalmente esse ataque, descarta o contato. As marcas que ele tem não são compatíveis com as de uma onça. Não é do comportamento do animal. O comportamento dessa onça ali é diferente do comportamento do seu Jorge. Se ela quisesse matar ele, teria matado. Descartamos qualquer investida da onça nesse senhor”, afirmou Rogério.

Furto de equipamentos
Uma das medidas para afastar o animal da zona urbana foi a instalação de equipamentos para monitorar e afugentar a espécie. Entretanto, os aparelhos sumiram entre os dias 6 e 8 de agosto.
De acordo com o IHP, foram furtados dois repelentes luminosos e uma armadilha fotográfica instalados no local, onde moradores e pesquisadores registram avistamentos de onças-pintadas desde março de 2025.
Segundo os pesquisadores, a retirada dos equipamentos prejudica a coleta de dados essenciais para compreender o comportamento do animal e definir medidas para evitar conflitos entre humanos e onças. O prejuízo financeiro estimado é de aproximadamente R$ 6 mil. Um boletim de ocorrência será registrado na Polícia Civil.
Desde o início dos avistamentos, moradores da região vêm colaborando com as autoridades, auxiliando na manutenção dos dispositivos e repassando informações sobre a presença dos animais.
A Polícia Militar Ambiental orienta que, em caso de encontro com felinos de grande porte, a população entre em contato pelo telefone (67) 99266-4052 e siga as recomendações de segurança repassadas pelos órgãos competentes.