A sessão solene de abertura do ano legislativo na Assembleia Estadual de Mato Grosso do Sul começou com uma imagem inusitada: cadeiras vazias no plenário. A bancada do PT compareceu de forma incompleta, com apenas a deputada estadual Gleice Jane participando da solenidade. Pedro Kemp e Zeca do PT estiveram ausentes, apesar de terem registrado presença no painel eletrônico da Casa.
Além disso, o deputado Neno Razuk, do PL, também não participou da abertura solene, já que foi condenado por organização criminosa no ano passado. Outro ausente foi Antônio Vaz, do Republicanos. As articulações para definir lideranças e bancadas começaram somente na quarta-feira.
A abertura do ano legislativo também foi marcada por homenagens e parabéns. O aniversário do deputado estadual Londres Machado (PP) foi comemorado com felicitações do governador Eduardo Riedel e do presidente da Assembleia, deputado estadual Gerson Claro. Londres Machado completou 84 anos e foi homenageado por sua trajetória de mais de 50 anos de vida pública e 14 mandatos.
O ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) também marcou presença na abertura do ano legislativo, mas precisou sair mais cedo da solenidade para se reunir com o presidente nacional da legenda em Brasília.
Além disso, o Tribunal de Contas multou o prefeito de Ponta Porã (PSDB), Eduardo Campos, em R$ 5,2 mil por irregularidades em uma licitação para implantar uma central de tratamento de resíduos. A Justiça Eleitoral também executou uma dívida do Podemos relacionada à prestação de contas de 2018, em Mato Grosso do Sul, após oito anos de espera.
Outras notícias incluem a parceria entre o TJMS e a Arauco S.A. para implementar ações de combate à violência contra mulheres e de fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes na região de Inocência. A Sead também abriu processo seletivo para escolher representantes da sociedade civil e de instituições de ensino superior que irão compor o Ciamp-Rua MS.



