A Câmara de Cuiabá foi notificada na tarde desta quarta-feira (3) sobre a volta dos vereadores Chico 2000 (PL) e do Sargento Joelson (PSB). A assessoria da Câmara informou que o retorno será de forma imediata, com a dispensa de formalidades.
Com isso, Chico e o Sargento Joelson já devem participar da sessão ordinária desta quinta-feira (4), segundo a Câmara. No entanto, os parlamentares não informaram se já voltam as atividades nesta quinta. Eles foram afastados das atividades parlamentares no âmbito da Operação Perfídia por suposto envolvimento em um esquema de corrupção.

A Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso havia autorizado nessa segunda-feira (1º), o retorno dos vereadores após quatro meses de afastamento.
Os parlamentares são acusados de receber propina de R$ 250 mil para votar a favor de um projeto de lei que beneficiaria a empresa HB20 Construções Eireli, responsável pelas obras do Contorno Leste, orçadas em R$ 125 milhões.
Durante o período de afastamento, os vereadores Estão ficaram impedidos de acessar a Câmara, tiveram bens bloqueados, valores sequestrados e salários suspensos.
A operação
A operação, realizada em abril deste ano, foi conduzida pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) e cumpriu 27 ordens judiciais, incluindo buscas e apreensões em gabinetes parlamentares, sequestro de bens e imóveis, além da quebra de sigilo telefônico e eletrônico de cinco investigados.
O nome da operação — Perfídia — faz referência à quebra de confiança e à traição de compromissos públicos em benefício próprio.