O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul está se preparando para a Operação Pantanal 2026, que inclui ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Equipamentos estão passando por vistoria e reparos, e novos itens, como drones com sensor de calor, estão sendo testados, enquanto as equipes recebem treinamento.
Durante a pré-temporada, o foco é a preparação, que envolve a capacitação dos militares e a readequação dos materiais. A manutenção dos equipamentos é crucial para garantir que tudo esteja pronto para a operação, incluindo a realização de testes operacionais em novos drones com rastreamento térmico. A meta é manter a prontidão para atuar em todo o Mato Grosso do Sul quando necessário.
As ações também incluem treinamento e instalação de brigadas de incêndios em propriedades rurais, que são consideradas uma estratégia eficaz. Essas brigadas ajudam as comunidades locais a se prepararem melhor, aumentando a resiliência e minimizando os danos em caso de incêndios. Além disso, está sendo organizada a reativação de bases avançadas e queimas prescritas em áreas protegidas.
A permanência das bases avançadas em várias regiões do Pantanal facilita uma resposta rápida aos focos de incêndio, reduzindo a área afetada. Em 2025, essas estratégias resultaram em uma significativa diminuição no número de focos de calor e na área queimada. A queima prescrita é uma prática adotada para manejar o material combustível de maneira controlada, visando a preservação ambiental nos parques estaduais.






