A Secretaria de Estado de Educação está com inscrições abertas para o Concurso de Remoção destinado a professores da Educação Básica. O período para os interessados se inscreverem vai de 23 a 30 de junho de 2026, com realização exclusivamente pelo Portal do Professor, conforme o Edital n. 38/SED/2026.
Este concurso representa uma oportunidade para os professores efetivos da Rede Estadual de Ensino escolherem onde desejam atuar, preservando todos os direitos adquiridos ao longo da carreira. A remoção é uma transferência voluntária que permite ao docente mudar para outra unidade escolar sem perder o cargo, o tempo de serviço ou os benefícios já conquistados.
O processo de remoção possibilita ao professor optar por uma escola mais próxima de sua residência, um ambiente que se adeque melhor ao seu perfil pedagógico ou simplesmente iniciar uma nova fase profissional. O critério de classificação prioriza o tempo de efetivo exercício na carreira, favorecendo aqueles com maior trajetória na Rede Estadual.
É importante destacar que apenas os professores em efetivo exercício e sem processos administrativos disciplinar ou sindicância em andamento podem participar. Aqueles que estão em readaptação definitiva, afastados para mandato eletivo ou cedidos sem ônus para a origem não têm direito à inscrição.
Os docentes interessados devem acessar o Portal do Professor a partir das 8h do dia 23 de junho, realizar o login com sua senha, clicar na opção de Concurso de Remoção e selecionar a matrícula para a qual desejam solicitar a remoção. Durante a inscrição, é necessário indicar até duas unidades escolares de preferência e anexar a documentação exigida.
Para aqueles que ocupam dois cargos e desejam solicitar remoção em ambos, é preciso preencher um formulário separado para cada cargo.






