contribuição tem de começar cedo

O alerta é feito pela advogada previdenciária Kelly Ferreira. Em entrevista ao podcast Agro de Primeira MS, ela disse que a reforma da previdência dificultou muito a concessão do benefício e alerta para a falta de registro profissional no campo como mais uma dificuldade em busca de se aposentadoria da atividade rural.

Ela diz que, na prática, a pessoa teria de trabalhar ininterruptamente até completar a idade prevista na lei para se aposentar. Só que isso não acontece, porque, muitas vezes, há demissões e, principalmente, atividades sem registro.

“Tudo bem que o seguro desemprego conta como período para aposentar, mas, as pessoas, depois disso, acabam ficando um tempo fazendo bicos ou aceitam trabalhos sem registros”, afirma.

Aí é preciso entrar na Justiça para conseguir comprovar o vínculo.

Capa de carteira de trabalho ilustra reportagem sobre dificuldades para se aposentar no campo. (Foto: Reprodução/Funsat)
Trabalhadores rurais aceitam empregos sem registro em carteira, o que dificulta aposentadoria, segundo especialista em direito previdenciário. (Foto: Reprodução/Funsat)

Como se aposentar no campo

Além da aposentadoria via contribuição, que garante melhores valores ao aposentado dependendo de quanto ele pagar por mês à previdência, a legislação permite ao homem do campo a condição de segurado especial.

Nessa condição, ele tem direito a um salário mínimo de benefício ao completar 60 anos (para homens) e 55 (para mulheres), desde que comprovem 15 anos de trabalho na atividade rural.

Este é um corte do podcast Agro de Primeira MS, que vai ao ar todas as quartas-feiras com assuntos relacionados ao agronegócio.

Apresentado pelo jornalista Alex Mendes e pela pecuarista Tati Scaff, o podcast pode ser visto no YouTube, com um canal próprio onde o usuário pode se inscrever e ativar o sinal de notificação para receber as novidades tão logo elas sejam publicadas. O mesmo procedimento acontece no Spotify, uma facilidade para quem prefere acompanhar os episódios em áudio.

Caso queiro assistir à íntegra da conversa com a advogada previdenciária Kelly Ferreira sobre aposentadoria rural, basta clicar abaixo.

Primeira Pagina

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais Notícias
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.