No último sábado, 27 de junho de 2026, Coronel Sapucaia vivenciou uma significativa mobilização em prol da cidadania e do acesso à justiça. Coordenada pelo Dr. Marcelo Marinho da Silva, do Núcleo da Família da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, e em colaboração com a Prefeitura Municipal, sob a liderança da prefeita Niágara Kraievski, a primeira edição da Defensoria Itinerante no município alcançou um expressivo total de 816 atendimentos gratuitos na Poliesportiva Rachidão.
A ação teve como objetivo principal aproximar a justiça da população, proporcionando orientação jurídica e garantindo direitos, além de oferecer diversos serviços essenciais de maneira gratuita e acessível. Ao longo do dia, um grande número de moradores compareceu ao evento em busca de soluções para questões familiares, cíveis e sociais, evidenciando a relevância da iniciativa para a comunidade sapucaiense.
Desde o início da manhã, o local foi palco de uma intensa movimentação. Famílias inteiras estiveram presentes, buscando auxílio em demandas como pensão alimentícia, divórcios, reconhecimento de paternidade, questões de guarda de filhos, união estável, inventários, usucapião, cobranças indevidas, além da solicitação de segunda via de certidões e orientações processuais em diversas áreas do direito.
Além dos serviços jurídicos, a ação também proporcionou atendimentos na área da saúde e Assistência Social. Foram realizados procedimentos como aferição de sinais vitais, atendimentos odontológicos, testes rápidos, vacinação, atualização do Cartão SUS, avaliações nutricionais, encaminhamentos, atualização do Cadastro Único e informações sobre benefícios eventuais.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Carlos Magno Fernandes, dos secretários municipais Thiago Valençoela (Administração), Joardani Barreto (Finanças e Saúde) e Jane Cleia (Assistência Social), bem como representantes do Cartório de Registro Civil de Coronel Sapucaia, da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e servidores municipais de diferentes setores que contribuíram para o sucesso da atividade.
Em sua fala, a prefeita Niágara Kraievski expressou sua satisfação com a participação da população. "Fiquei extremamente feliz em ver nossa população participando de forma tão expressiva. Isso demonstra a confiança da comunidade e reforça que estamos no caminho certo quando unimos esforços para levar serviços públicos de qualidade e garantir direitos a quem mais precisa. Minha gratidão a cada cidadão que participou e a todas as equipes que fizeram deste evento um grande sucesso."






