Curso de autodefesa promove empoderamento feminino em Campo Grande

No sábado (27), entre 9h e 11h, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Costa e Silva, em Campo Grande, recebeu a aula do projeto "Mulher mais Segura". A iniciativa, que ocorre mensalmente, visa capacitar mulheres e meninas em técnicas de defesa pessoal, e contou com a participação de sete alunas. A atividade é oferecida gratuitamente, destacando-se como um espaço de aprendizado e empoderamento.

Dentre as participantes, estava a massoterapeuta Regiane Anjos, de 37 anos, que já havia enfrentado situações de violência doméstica. Regiane mencionou que, após seu episódio, buscou o aprendizado em jiu-jítsu e muay thai como forma de se proteger. "Voltei a treinar porque, como o professor disse, é preciso praticar constantemente para não esquecer", disse ela, ressaltando a importância da prática contínua e o significado que o curso tem em sua trajetória de superação.

Outra participante, Andreia Moringo, diretora de educação no trânsito do Detran/MS, de 48 anos, começou a participar do curso em março, durante a primeira aula do projeto. Andreia enfatizou que o curso é uma excelente oportunidade para as mulheres adquirirem conhecimentos de autodefesa e a importância de disseminar essas técnicas entre amigos e familiares. "Esse projeto incentiva outras mulheres a buscarem mecanismos de proteção contra a violência, seja doméstica ou urbana", declarou.

As aulas também incluem o ensino de primeiros socorros, ministrado por militares do Corpo de Bombeiros. A assistente de educação infantil, Mayara Albuquerque, de 21 anos, participou do curso motivada pelo interesse em aprender a lidar com emergências, especialmente relacionadas a crianças. "Quero aplicar esse conhecimento no trabalho. Se acontecer alguma emergência com uma criança, até o Corpo de Bombeiros chegar, eu já vou saber como agir", afirmou Mayara, que também se interessou pelas técnicas de autodefesa.

Thiago Brandão, instrutor com mais de 30 anos de experiência, destacou que a prática é fundamental para o aprendizado eficaz. Ele apresentou técnicas para se esquivar de ataques, como defesa contra facas e agarramentos, além de como escapar de um golpe conhecido como mata-leão. "É preciso treinar constantemente, tanto a parte técnica quanto a preparação física", ressaltou Thiago, que também lembrou os benefícios da prática de defesa pessoal para a saúde física e mental.

O curso "Mulher mais Segura" tem sua próxima edição programada para novembro deste ano. As interessadas podem se inscrever diretamente no 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Costa e Silva, 901, na Vila Progresso.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest