A cada ano que passa, o avanço da tecnologia deixa o ser humano cada vez mais conectado à internet, tornando o uso indispensável para quase toda população. Porém, em Mato Grosso do Sul, 52.384 pessoas com 10 anos ou mais possuem um aparelho móvel desconectado da rede mundial.

Os dados são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Ciências). De acordo com o documento, Mato Grosso do Sul possui 98,1% da população com acesso a um aparelho celular com internet, em 2024.
O número representa quase a totalidade dos 2,75 milhões dos sul-mato-grossenses que vivem no estado. Ainda conforme o resultado, a porcentagem saltou de 80,1% em 2026 para quase 100% em 2024.
A pesquisa realizada pelo instituto tenta analisar, desde 2022, os motivos que levam a pessoa a permanecer com um aparelho sem acesso à internet, como acontecia nos anos 2000.
Segundo os entrevistados, a grande maioria (26,5%) diz não sentir “necessidade”. Para outros 26%, o não conhecimento do “uso de telefone móvel celular” também foi uma das razões.
Veja abaixo o resultado de cada categoria respondida:
- Falta de necessidade (26,5%);
- Não sabiam usar telefone móvel celular (26%);
- Costumavam usar o telefone móvel celular de outra pessoa (13,5%);
- Aparelho telefônico ou serviço era caro (13,4%);
- Preocupação com privacidade ou segurança (13%);
- Outro motivo (7,5%);
- Serviço de telefonia móvel celular não estava disponível nos locais que costumavam frequentar (sem respostas).
Casas com internet
A pesquisa mostrou, também, que dos 1,03 milhão de residências em Mato Grosso do Sul 989 mil tinham acesso à internet. Com isso, o estado fica na 4ª posição, ficando atrás somente do Distrito Federal, Santa Catarina e Mato Grosso.