decreto é assinado e sistema deve começar em 2026

O decreto que regulamenta a nova geração da televisão aberta e gratuita brasileira, a TV 3.0, foi assinado nesta quarta-feira (27) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A expectativa do governo, é que a TV 3.0 entre no ar em junho de 2026, a tempo da próxima Copa do Mundo de Futebol.

Antenas de transmissão. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Antenas de transmissão. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A fase preparatória está prevista para ser concluída em 2025, com início das primeiras transmissões da TV 3.0 no primeiro semestre de 2026, nas grandes capitais. O processo de expansão até atingir a cobertura de todo o território nacional deve levar até 15 anos, segundo o governo.

Considerada a “televisão do futuro”, a TV 3.0 permite a integração nativa dos serviços de internet à transmissão de sons e imagens, possibilitando o uso de aplicativos que permitirão aos telespectadores interagir com parte da programação e até mesmo fazer compras diretamente de seu televisor.

tv 3.0 gov br
Infográfico produzido pelo governo mostra as novidades do sistema. (Foto: Divulgação/GovBR)

Com objetivo de proporcionar uma experiência rica e personalizada para os telespectadores, aproximando a TV aberta dos serviços de streaming, a nova tecnologia irá modernizar a televisão digital brasileira, oferecendo imagens em 4K e 8K, som imersivo, maior interatividade e integração com a internet.

No entanto, não será necessário ter internet para ter acesso à TV 3.0. A internet irá ampliar as opções de conteúdo, como a possibilidade de interatividade com os produtos distribuídos pela TV aberta.

Assim como aconteceu na mudança do analógico para o digital, cidades pequenas e municípios do interior do país também terão acesso à novidade, de forma gradual para todo o território nacional.

Primeira Pagina

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais Notícias
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.