Durante uma reunião realizada ontem em São Paulo, o governador Eduardo Riedel (PP) acertou com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, as saídas do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, e do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Elias Verruck, que vão, respectivamente, para o Republicanos e o PP.
A troca partidária do Barbosinha é para que ele possa continuar como vice-governador na chapa de reeleição de Riedel a governador, enquanto Verruck vai reforçar a forte chapa do PP para a Câmara dos Deputados, que já conta com o deputado federal dr. Luiz Ovando e o secretário estadual da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior.
Além disso, em razão da Federação Partidária União Progressista, a chapa terá ainda a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil), que é campeã de votos e deve passar dos 100 mil votos, permitindo que a federação possa sonhar em fazer, pelo menos, três cadeiras na Câmara dos Deputados.
O governador Riedel considerou que seria de bom tom comunicar o presidente nacional sobre a saída de duas lideranças políticas da sigla em MS, em virtude da amizade com Kassab, que inclusive chegou a convidá-lo para se filiar ao PSD na mesma oportunidade.
A saída do Barbosinha do PSD enfraquece a legenda no Estado no momento em que o partido ganhou, nacionalmente, o reforço do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que se filiou ao PSD e se tornou um dos pré-candidatos à Presidência da República.
Agora, o PSD conta com três presidenciáveis nos seus quadros, incluindo o governador do Paraná, Ratinho Jr., e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, não fecha as portas para outros nomes e também tem elogiado posicionamentos públicos de Eduardo Leite.
O senador Nelsinho Trad, presidente estadual do PSD, não quis comentar as saídas dos dois pesos pesados do partido em Mato Grosso do Sul, mas havia comentado anteriormente a chegada de Caiado ao PSD, afirmando que o anúncio do governador de Goiás fortaleceria a legenda em Mato Grosso do Sul.



