Farmácia teria sido usada como fachada em Dourados para lavar dinheiro do tráfico

Investigação da Polícia Federal aponta que uma farmácia de fachada registrada em Dourados, teria sido usada para lavar dinheiro do tráfico de drogas. O estabelecimento seria vinculado ao programa federal Farmácia Popular e estaria entre os vários do tipo envolvidos em esquema criminoso que desviou cerca de R$ 40 milhões do programa.

A denúncia foi revelada durante reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, apresentado no domingo (21/7).

A investigação, segundo a PF, mostra que redes de farmácias fantasmas operavam em vários estados do país, utilizando CPFs e endereços de pessoas inocentes para simular vendas de medicamentos, 

O dinheiro público, segundo a denúncia, foi usado para lavar recursos do tráfico internacional de drogas.

A fraude envolvia ainda a compra e venda de CNPJs em nome de “laranjas” e usava o sistema do programa para emitir cobranças fraudulentas ao SUS (Sistema Único de Saúde).

As investigações começaram após a apreensão de 191 quilos de drogas em Luziânia (GO). Depois, descobriu-se que o esquema ainda funcionava em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Entre os nomes citados está o de Fernando Batista da Silva, conhecido como “Fernando Piolho”, apontado como líder da organização criminosa Comando Vermelho. O advogado de Fernando, segundo a reportagem do Fantástico, nega o envolvimento de seu cliente.

Atualmente, cerca de 160 mil CPFs foram identificados como usados indevidamente pelo grupo, em uma rede que contava com pelo menos 148 farmácias reais ou fantasmas.

O superintendente da Polícia Federal no Distrito Federal, José Roberto Peres, resumiu o esquema: “Essa organização criminosa utilizou o programa Farmácia Popular para lavar dinheiro. Posteriormente, passou a usá-lo como ferramenta para investir no tráfico de drogas”.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais Notícias
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.