Filme inspirado em história real dos anos 1960 é rodado em Poxoréu

Uma história guardada na lembrança do povo de Poxoréu vai ganhar vida nas telonas. O município será cenário do curta-metragem ‘Passos por trás do olhar’. Baseado em uma história real dos anos 1960, o curta-metragem resgata a trajetória de Mané Cego, personagem popular da cidade.

O ator global Mestre Ivamar está na cidade para as gravações. Ele dará vida ao personagem principal.

Produção retrata a trajetória de Mané Cego e envolve moradores da cidade.(Foto: Divulgação)
Produção retrata a trajetória de Mané Cego e envolve moradores da cidade.(Foto: Divulgação)

As filmagens do curta começaram nesta quarta-feira (27) e seguem até domingo (31), movimentando a cena cultural de Poxoréu e trazendo novas perspectivas para o audiovisual regional.

A história

Mané, era um senhor negro e deficiente visual que percorria as ruas de Poxoréu levando água às casas com a ajuda de sua inseparável mulinha. A rotina pacata ganhou outro rumo depois que ele recebeu um objeto misterioso e perdeu a orientação, episódio que ficou registrado na memória afetiva da cidade.

O ator

Mestre Ivamar ficou conhecido nacionalmente como o Popó da novela Amor Perfeito. Griô, pesquisador e militante do Movimento Negro, o ator vê no papel uma oportunidade de honrar a história e se conectar ainda mais com o povo mato-grossense.

Mané Cego, personagem popular de Poxoréu nos anos 1960, inspira o curta. (Foto: Divulgação)
Mestre Ivamar, interpreta o Mané Cego, personagem popular de Poxoréu nos anos 1960. (Foto: Divulgação)

Jovens de Poxoréu no set de filmagem

Um dos pontos mais marcantes da produção é a participação da comunidade local. Estudantes do projeto Cinelab, que oferece formação audiovisual na região, estão vivendo a primeira experiência profissional dentro de um set de filmagem.

“É emocionante ver jovens de Poxoréu descobrindo o cinema como forma de expressão e carreira. Este filme está deixando um legado de conhecimento técnico que vai ficar no município”, afirma Leszko.

Veja no vídeo abaixo o início das captações do curta-metragem “Passos por trás do olhar”:

Fomento do audiovisual

O curta também simboliza o fortalecimento do audiovisual em Mato Grosso. Produções locais têm conquistado espaço em festivais nacionais e internacionais, mostrando que o cinema brasileiro não se resume ao eixo Sudeste.

A Film Commission Rio dos Bororos tem sido parceira importante neste processo, auxiliando na viabilização de produções e atraindo investimentos para a cidade.

Segundo o diretor Éden Costa, além do valor cultural, cada filmagem movimenta a economia local em áreas como hospedagem, alimentação, transporte e serviços técnicos. “Estamos assistindo ao nascimento de um novo polo audiovisual no coração de Mato Grosso”, avalia.

Quem está por trás da realização

História de Mané Cego ganha as telas com participação dos moradores de Poxoréu. (Foto: Divulgação)
História de Mané Cego ganha as telas com participação dos moradores de Poxoréu. (Foto: Divulgação)

Passos por trás do olhar” foi contemplado no Edital Paulo Gustavo (2023), na categoria Diretor Estreante. O diretor e roteirista Gabriel Leszko já participou de produções como O Menino e a Sanfona (Eden Costa), Mais Uma Vez a Última Vez (Rodlsey Gomes) e do longa Ensaio Sobre a Verdade (Wanderson Lana), com Virginia Cavendish e Luciano Bortoluzzi no elenco.

  1. Saiba quem é o traficante por trás da trama de “Cinco Tipos de Medo”

  2. Crimes esquecidos de Cuiabá viram suspense em minissérie inédita

  3. Bruno Bini transforma drama urbano em vitória nacional no Festival de Gramado

Primeira Pagina

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais Notícias
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.