Hospital de Dourados realiza primeira cirurgia de captação de órgãos

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (UH-UFGD) realizou uma cirurgia de captação de órgãos para transplante. A doadora, de 44 anos, teve morte encefálica. A doação deve beneficiar três pacientes que irão receber o fígado e os rins doados.

A psicóloga hospitalar Larissa Beatriz Andreatta explicou que a paciente estava internada na unidade de tratamento em estado grave desde o dia 27 de janeiro. Com a morte cerebral, a família foi acolhida e informada sobre a possibilidade da doação. A Equipe Hospitalar de Doação de Transplante (e-DOT) acompanha todo o processo até a cirurgia, além de esclarecer dúvidas, capacitar profissionais e promover ações de conscientização.

A cirurgia de captação durou cerca de três horas e foi feita por uma equipe de Campo Grande. O fígado da paciente foi destinado a um paciente da Capital que já estava na espera a bastante tempo, e os rins foram disponibilizados pela Central Nacional para receptores no estado do Rio Grande do Sul. A última cirurgia de captação de órgãos feita no hospital universitário de Dourados aconteceu em outubro de 2023.

A equipe de profissionais que realizou a cirurgia de captação de órgãos é composta por várias especialidades, incluindo médicos-cirurgiões, instrumentadores cirúrgicos e residentes em Medicina. A logística para este trabalho é muito grande e requer a participação de vários profissionais. A equipe do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados está trabalhando em rede para disponibilizar órgãos para receptores de outras regiões do país.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest