O número de infrações de trânsito em Mato Grosso disparou em 2025. Balanço da Polícia Militar aponta que mais de 50 mil condutores foram notificados nas rodovias estaduais do estado apenas no primeiro semestre deste ano.
No mesmo período de 2024, haviam sido registradas 16.870 infrações, o que representa um aumento de 208%.

No perímetro urbano, o crescimento também foi expressivo: foram 11.892 infrações em 2024 contra 34.030 neste ano, um aumento de 186%. As informações são da major Ladislane Simonini, do Batalhão de Polícia Militar Trânsito Urbano e Rodoviário.
Infrações mais comuns
Entre as infrações mais comuns estão a ausência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o não uso do cinto de segurança, e o uso de celular ao volante.
Um dado que chama a atenção é o número de motoristas sem CNH: mais de 4.800 pessoas foram flagradas dirigindo de forma irregular. Outro número alarmante é o de 564 motoristas que estavam ao volante sob efeito de álcool.
“Em média, cada operação diária prende de 6 a 10 pessoas embriagadas. Estamos com operações secas integradas com o GGI da Sesp e o foco é intensificar ainda mais as ações”, disse a major.
As ações fazem parte do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que visa reduzir a violência no trânsito e reforçar o cumprimento da legislação.
A PM alerta para que os motoristas redobrem os cuidados e sigam as orientações básicas:
- não beber antes de dirigir;
- dirigir sempre com atenção;
- fazer revisão e manutenção dos veículos;
- usar os equipamentos obrigatórios e
- não usar o celular ao volante.