Mato Grosso do Sul está sob alerta para tempestades até o final da semana. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois avisos, um para perigo potencial de tempestade e outro mais específico para as regiões Sudoeste, Pantaneira, Central, Cone-Sul e Grande Dourados. Os alertas começam nesta quinta-feira (19) às 10 horas e vão até o mesmo horário de sexta-feira (20).
Em todo o Estado, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros diários, além de ventos que podem chegar a 60 km/h. Em 59 municípios, a quantidade de chuva pode ultrapassar os 100 milímetros diários, com ventos intensos de até 100 km/h e risco de queda de granizo. Há também possibilidade de interrupções no fornecimento de energia elétrica e danos em plantações devido a alagamentos.
As altas temperaturas dos últimos dias tendem a diminuir, permitindo um retorno gradual das chuvas. Na quinta e na sexta, são esperadas pancadas de chuva e aumento da nebulosidade em várias regiões, com a formação de instabilidades favorecida pelo aquecimento diurno e umidade na atmosfera. Isso pode resultar em chuvas com descargas elétricas e rajadas de vento, especialmente na região centro-sul.
No final de semana, o tempo deve ser ensolarado com variação de nuvens, e há previsão de chuvas típicas de verão em pontos isolados. As temperaturas nas regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados variam entre mínimas de 21°C a 23°C e máximas de até 35°C. Na Capital, as máximas devem ficar em torno de 30°C, com previsão de chuva até a próxima segunda-feira (23).






