Mato Grosso do Sul tem a segunda menor taxa de desocupação do Brasil no final de 2025

Mato Grosso do Sul apresentou uma taxa de desocupação de 2,4% no último trimestre de 2025, estabelecendo um novo recorde para o Estado e sendo a segunda menor taxa do Brasil. O nível de ocupação alcançou 62,4%, representando a nona maior taxa do país, com um aumento de 0,6 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.

O rendimento médio mensal real foi de R$ 3.581, ocupando a nona posição entre os estados brasileiros, com um crescimento de 2,8% em relação ao trimestre anterior. A taxa de informalidade ficou em 30,8%, a sexta menor do Brasil, apresentando uma queda de 0,3 pontos percentuais no trimestre. Comparado ao terceiro trimestre de 2025, o rendimento médio teve um incremento de R$ 99,00.

A análise setorial revelou um aumento na ocupação em áreas como comércio, informação, comunicação e atividades financeiras, além de outros serviços. Entretanto, setores como agricultura, indústria geral, construção, transporte e serviços domésticos registraram redução na ocupação.

O titular da Semadesc, Jaime Verruck, destacou que o mercado de trabalho no Estado teve um desempenho positivo em relação ao trimestre anterior, com redução da taxa de informalidade e aumento no número de contribuidores da previdência.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest