É possível preparar um filé malpassado, com aquela crosta apetitosa, sem que um fogão sequer apareça? A chef sul-mato-grossense Dedê Cesco demonstra que sim, e sua inovação está conquistando as redes sociais. Sua maneira descontraída de abordar a gastronomia chamou a atenção quando ela começou a cozinhar sobre uma bancada lisa de granito, sem sinais de um fogão convencional.
O segredo reside em um equipamento alemão, discretamente instalado sob a pedra, que se tornou a estrela das reuniões com amigos. “Eu queria um fogão na sala, mas sem que ele ficasse à mostra. Pesquisei no Google por ‘fogão invisível’ e encontrei o InvisaCook. Fiquei fascinada e decidi que precisava ter um”, conta Dedê.
A motivação por trás dessa escolha incomum era o desejo de cozinhar junto aos amigos, sem se isolar do ambiente social. A solução inusitada não apenas resolveu o problema, mas também se tornou um elemento distintivo do conteúdo que Dedê compartilha na internet desde 2013.
“Um dos vídeos alcançou mais de 5 milhões de visualizações e curtidas. Os comentários eram hilários. Alguns duvidavam, achavam que era algum truque, que o fogão não existia. Outros perguntavam como encontrar o local exato das bocas”, diverte-se.
A novidade foi recebida com surpresa na família e rapidamente se transformou em um ponto de encontro. “Causou um alvoroço entre os amigos. Quase toda semana organizo um encontro, porque eles querem ver o fogão funcionando. Aproximou ainda mais a família e os amigos.”
O InvisaCook utiliza tecnologia de indução, com as áreas de aquecimento escondidas sob a bancada. Os controles estão localizados em uma espécie de gaveta discreta. “Se você colocar a panela no lugar errado, ele emite um aviso”, explica a chef.
O equipamento oferece modelos com 2 a 5 áreas de aquecimento, com preços variando entre R$ 17,9 mil e R$ 29,9 mil, dependendo da configuração. O sistema também emite um alerta sonoro quando a panela não está posicionada corretamente.
Como a maioria dos fogões por indução, ele exige o uso de panelas específicas. “É preciso usar panelas de ferro fundido ou compatíveis com fogões de indução. As panelas francesas Le Creuset e qualquer panela de ferro funcionam bem, assim como outros materiais compatíveis”, detalha.
Antes de se dedicar à culinária, Dedê era professora de Educação Artística. A transição aconteceu quando amigos começaram a encomendar seus pratos para festas de aniversário. Com o apoio da família e a coragem de mudar de rumo, ela abraçou a cozinha como profissão. “Eu era jovem, o que significa que sou praticamente um dinossauro na gastronomia”, brinca, com bom humor.