O Operário se despedirá da temporada de 2024 já sabendo seu destino em 2025: a Série D do Campeonato Brasileiro. A 13ª rodada da fase de grupos selou a permanência do futebol de Mato Grosso do Sul na última divisão nacional.
Em partida disputada no sábado, o Galo venceu o Monte Azul por 2 a 1, jogando fora de casa, em confronto válido pelo grupo 7. No entanto, o empate sem gols entre Goiatuba e Cascavel frustrou as chances de classificação, mesmo restando uma rodada para o fim da primeira fase.
Com 14 pontos conquistados em 13 jogos, o clube sul-mato-grossense apresenta um aproveitamento de apenas 35% dos pontos disputados. A despedida da temporada acontecerá no próximo sábado, em confronto com o Cianorte no estádio Jacques da Luz.
Esta foi a terceira participação do Operário na Série D, e em todas as ocasiões o time foi eliminado na primeira fase. Desde a criação do torneio, em 2009, o futebol de Mato Grosso do Sul obteve classificações para a segunda fase apenas em cinco oportunidades.
As campanhas de maior destaque foram protagonizadas pelo Sete de Setembro em 2016, pelo Comercial em 2017, pelo Novo em 2018 e pelo Costa Rica em 2022 e 2024. O Operário, atual campeão estadual, já se prepara para enfrentar a Série D novamente no próximo ano, além da Copa do Brasil.