Durante uma ação conjunta entre a Receita Federal e a Polícia Federal, realizada na manhã desta quarta-feira em Dourados, no interior do Mato Grosso do Sul, foi desarticulada uma organização criminosa especializada em contrabando de eletrônicos. A quadrilha era conhecida por mascarar as mercadorias em cargas lícitas, como carne, para dificultar a fiscalização.
Ao todo, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Foz do Iguaçu, no Paraná, Trindade, no Goiás, e Dourados. Imagens divulgadas pela PF mostram armas apreendidas nas dependências dos indivíduos ligados ao esquema.
O trabalho investigativo que levou à desarticulação da quadrilha começou após uma das maiores apreensões de aparelhos eletrônicos ilegais, com mais de sete milhões de reais em valor agregado. Os eletrônicos foram encontrados em um compartimento oculto, conhecido como “mocó”, dentro de um caminhão frigorífico carregado de carne.
A partir da apreensão, a PF identificou a atuação de um grupo especializado na importação fraudulenta de mercadorias estrangeiras sem documentação fiscal. Os produtos eram dissimulados em cargas lícitas para dificultar a fiscalização e distribuídos para grandes centros do país.
A investigação continuará para traçar a totalidade do esquema, identificar novos envolvidos e demais infrações penais que possam estar ligadas às práticas do grupo.



