Se a aproximação de humanos já costuma causar um alvoroço entre os quero-queros, ave bastante presente no Mato Grosso do Sul, a chegada de uma sucuri deixou um bando da espécie muito agitado.
O flagrante foi feito pelo biólogo e guia turístico, Marcos Ávila, no Pantanal em Miranda. Ao Primeira Página, o profissional contou que se aproximou de forma cuidadosa, para evitar o toque e a mudança de direção da sucuri.
“Ela não mudou o rumo que estava indo. Antecipamos ela e ela passou bem do nosso lado. Nesse momento é importante ficar totalmente parado, pois um movimento brusco estando perto dela, pode ser interpretado como ameaça”, disse.
Além disso, Marcos deixou claro que, por ser uma excelente caçadora dentro da água, acaba se tornando uma predadora “lenta” do lado de fora.
“O seu caminho até ela na terra é bem difícil. Quando qualquer ave percebe, ela já alerta que a sucuri está ali”, afirmou.
Nas imagens, as aves “gritam” de forma constante e, pelo menos durante a gravação, conseguem se livrar do ataque da espécie, que tem diversos outros animais no cardápio.