Tamanduá-bandeira é flagrado nadando no Pantanal em registro raro

Um registro raro encantou pesquisadores e defensores da natureza: um tamanduá-bandeira foi filmado nadando nas águas do rio Piriqui, na região de Porto Jofre, no Pantanal mato-grossense, próximo ao encontro com o rio Cuiabá.

As imagens foram feitas no último domingo (20) e compartilhadas pelo biólogo e documentarista Lucas Lima, que acompanha de perto a fauna pantaneira.

tamandua bandeira nadando no pantanal
Tamanduá-bandeira é flagrado nadando no Pantanal em registro raro. (Foto: Lucas Lima)

Apesar de serem animais tipicamente terrestres, os tamanduás-bandeira possuem habilidade para nadar. No entanto, o comportamento é incomum e ocorre geralmente por necessidade. Segundo Lucas, “eles podem até usar poças d’água para se refrescar”, mas atravessar um rio é algo que exige muito deles.

“Eles têm uma visão limitada, então atravessar o rio é um gasto de energia muito grande, e por isso precisa valer a pena”, justifica o biólogo.

Por isso, a cena registrada pode ter algumas explicações como: o animal ter percebido a oferta de alimento ou a existência de algo que o incomoda.

O animal registrado nadando no Pantanal surpreendeu pela resistência e determinação. Com visão limitada e olfato aguçado, o tamanduá precisa avaliar os riscos antes de tomar a decisão de cruzar grandes corpos d’água.

A cena registrada é valiosa do ponto de vista científico e ambiental, pois revela aspectos pouco observados do comportamento da espécie.

Veja registro abaixo:

Espécie ameaçada

O tamanduá-bandeira está classificado como vulnerável à extinção, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

No Brasil, a espécie é ameaçada por atropelamentos, queimadas, perda de habitat e conflitos com humanos, principalmente em áreas de expansão agropecuária.

Espécies como o tamanduá desempenham papel importante na manutenção do equilíbrio ecológico, especialmente no controle de cupins e formigas, dos quais se alimentam. Preservar seu habitat natural é essencial para evitar o declínio populacional e garantir a sobrevivência de animais silvestres que já sofrem com o avanço das atividades humanas no Pantanal.

  1. Onça-pintada ferida salta em rio para se livrar de insetos no Pantanal

  2. Pula-pula do gatinho: vídeo mostra onça-pintada cheia de amor pelo filhote

  3. Onça-pintada arrasta jacaré sobre tronco e se equilibra para não cair

Primeira Pagina

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais Notícias
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.