Tetraplégico de MS recupera movimentos após receber proteína

O jovem sul-mato-grossense Luiz Otávio Santos Nunez, de 19 anos, recuperou parte dos movimentos 12 dias após receber a proteína polilaminina, um medicamento brasileiro em fase de testes. Ele sofreu um acidente em outubro do ano passado, que resultou em uma lesão medular e o deixou tetraplégico, uma condição raramente revertida.

O procedimento ocorreu em 21 de janeiro no Hospital Militar de Campo Grande e levou cerca de 40 minutos. Duas semanas após a cirurgia, Luiz conseguiu mover a mão sem ajuda, um feito celebrado pela família e pela medicina. Em suas redes sociais, o jovem também mostrou que consegue comer sozinho, o que foi descrito por sua mãe como uma “felicidade imensa”.

Luiz foi o primeiro paciente a receber o tratamento em Mato Grosso do Sul e um dos 23 no Brasil. Os médicos esperam que os resultados continuem a melhorar ao longo do tempo, especialmente entre três e 18 anos após a cirurgia. O médico responsável, Wolnei Marques Zeviani, esclareceu que Luiz precisará de acompanhamento intensivo, incluindo fisioterapia, para maximizar suas chances de recuperação.

Zeviani ressaltou que ainda não é certo se Luiz voltará a andar, mas há a esperança de que ele tenha uma melhora significativa na qualidade de vida. O tratamento é visto como um começo promissor, exigindo um ano e meio de fisioterapia e estímulos para ver resultados funcionais mais claros.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest