Estão abertas até o dia 31 de julho, as inscrições para o projeto “Meninas Cientistas do Pantanal”, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Corumbá. A proposta busca aproximar estudantes do ensino fundamental do universo da ciência.

A ação é voltada exclusivamente para meninas do 6º ao 9º ano das redes pública e privada de Corumbá e Ladário. Durante cinco encontros realizados aos sábados, as participantes terão a oportunidade de conhecer, de forma divertida e interativa, os principais laboratórios do Câmpus do Pantanal.
O projeto propõe atividades práticas baseadas em conteúdos de sala de aula, mas com uma abordagem lúdica, por meio de jogos, brincadeiras e experiências.
Ao todo, são oferecidas 40 vagas, sendo 29 para alunas de escolas públicas e 11 para alunas de escolas particulares. Como a procura costuma ser alta, as selecionadas serão escolhidas por meio de sorteio.
A proposta é contribuir para o aumento da representatividade feminina em áreas historicamente dominadas por homens, como ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
Nos laboratórios, as meninas vão vivenciar experiências variadas. O espaço de zoologia, por exemplo, se transformará em uma sala de aula sobre a fauna pantaneira, com um jogo de tabuleiro interativo. Em outra atividade, as estudantes terão de identificar animais ocultos em uma “caixa preta”, estimulando o raciocínio lógico e a observação científica.
A programação inclui ainda a extração de DNA no laboratório de genética, a observação de microrganismos na microbiologia e oficinas sobre rios e lagos, com foco na preservação ambiental. As atividades são acompanhadas por monitoras e professoras da universidade, que também atuam como inspiração para as participantes.
Para ter acesso ao site de inscrições, bem como ao edital completo, clique aqui.