A lista dos aprovados na 3ª chamada do vestibular 2026 e do Passe (Programa de Avaliação Seriada) – Triênio 2023-2025 – da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foi divulgada nessa terça-feira (10) e os estudantes têm pouco tempo para realizar a matrícula e garantir a vaga.

O prazo para confirmar o interesse na vaga em um dos cursos de graduação da Federal termina nesta quinta-feira, 12 de fevereiro. No dia 13, sexta-feira, a 4ª chamada será divulgada.
Como fazer a matrícula.
As matrículas devem ser feitas exclusivamente pela internet. Para isso, os aprovados devem acessar o portal de matrículas da UFMS e preencher o Cadastro do Estudante e o Perfil Acadêmico.
Depois disso, é necessário anexar todos os documentos exigidos digitalizados, conforme a modalidade de concorrência (Ampla Concorrência ou Reserva de Vagas).
Documentação geral (para todos os candidatos):
• Histórico Escolar do Ensino Médio e Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
• Certidão de Nascimento ou de Casamento.
• Documento Oficial de Identidade e CPF.
• Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino entre 18 e 45 anos).
• Comprovante de Quitação Eleitoral (para maiores de 18 anos).
• Uma fotografia digital recente de frente para identificação.
A documentação será analisada pela Unidade da Administração Setorial do curso e, se necessário, pelas Bancas de Verificação. A matrícula só será considerada confirmada após a análise, momento em que o comprovante estará disponível no sistema.
O candidato deve acompanhar a situação no próprio portal e verificar o e-mail para a confirmação enviada pela Secretaria Acadêmica.
Cotas
Para os convocados nas vagas reservadas para cotas, outros documentos são necessários.
- Renda: folha resumo do CadÚnico ou comprovante cadastral com QR Code.
- Pretos ou Pardos: devem anexar uma autodeclaração, além de uma fotografia e um vídeo específicos para a Banca de Verificação da Veracidade da Autodeclaração.
- •PcD (Pessoas com Deficiência): devem anexar autodeclaração e laudo médico detalhado, emitido nos últimos 24 meses, com código CID-10.
- Indígenas ou Quilombolas: devem anexar a respectiva autodeclaração e documentos como o RANI (para indígenas) ou declaração de liderança da comunidade.
Além da convocação para matrícula dos aprovados em 3ª chamada, nessa terça-feira (10) também foi publicado o resultado preliminar da avaliação da veracidade da autodeclaração dos candidatos pretos ou pardos e de PcD (Pessoas com Deficiência).



