Atenção aos proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul. O prazo de pagamento para quem optou em parcelar o IPVA 2026 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) encerra nesta sexta-feira (30).

Em relação aos prazos, os contribuintes que optaram pelo parcelamento do IPVA devem ficar atentos: a primeira parcela vence nesta sexta-feira (30). Além disso, o parcelamento pode ser feito em até cinco vezes, sem desconto, com vencimentos em 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 29 de maio.
Segundo a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) de Mato Grosso do Sul, aproximadamente 860 mil veículos são tributáveis no Estado, representando uma das principais fontes de financiamento de políticas públicas.
Para os veículos novos, o imposto é calculado com base no valor de aquisição constante na nota fiscal, aplicado à alíquota correspondente ao tipo de veículo. Já para os veículos usados, a base de cálculo é o valor venal, apurado a partir dos preços médios de mercado.
A avaliação é realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), entidade contratada pelo Estado para apurar os valores de referência utilizados no cálculo do imposto. Atualmente, as alíquotas praticadas são, por exemplo, de 1,5% para caminhões, ônibus e micro-ônibus; 3% para automóveis de passeio e utilitários; e 2% para motocicletas.



