A Polícia Rodoviária Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) interceptaram uma carga irregular de madeira na BR-163, em Mato Grosso do Sul. A operação ocorreu em um trecho da rodovia que passa pelo município de Rio Brilhante, distante aproximadamente 161 quilômetros da capital do estado.
O caminhão, conduzido por um motorista de 35 anos, foi abordado pelos policiais e inicialmente apresentou uma nota fiscal e Guia Florestal emitidas no Mato Grosso. No entanto, as informações repassadas pelo motorista apresentaram divergências significativas, incluindo datas, espécies transportadas e origem da carga.
As consultas aos sistemas fiscais revelaram que o caminhão havia sido no Estado do Pará após a emissão da nota fiscal. Além disso, foram identificadas divergências entre as espécies declaradas na Guia Florestal e as madeiras transportadas, incluindo um erro no nome científico de uma das espécies.
Diante dos indícios de que a documentação apresentada era falsa e que a carga de madeira poderia ter sido extraída ilegalmente no Pará, o caminhão e a carga foram apreendidos. A ocorrência foi encaminhada para o Ministério Público em Rio Brilhante, MS.
A madeira apreendida será doada para uma instituição de ensino superior de Mato Grosso do Sul, conforme determinado pelo Ibama. A operação é mais um exemplo da luta contra o desmatamento ilegal e a exploração irregular de recursos naturais no país.



