Governo Investe R$ 170 Milhões em Gasoduto para Aproximar Energia da Fábrica da Arauco

O governo de Mato Grosso do Sul anunciou o investimento de R$ 170 milhões em um novo gasoduto que ligará o Gasoduto Bolívia-Brasil em Três Lagoas à fábrica da Arauco Brasil, localizada em Inocência. A ordem de serviço para a construção do gasoduto foi assinada pelo governador Eduardo Riedel durante a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da Ferrovia do Projeto Sucuriú.

O gasoduto terá 125 quilômetros de extensão e o início das obras está previsto para abril, com previsão de conclusão até agosto de 2027. O transporte de gás para a fábrica será feito de forma escalonada, com capacidade para fornecer até 130 mil metros cúbicos de gás por dia, que será ampliada para 280 mil metros cúbicos nos meses posteriores.

A expectativa é de que a fábrica gere energia a partir da biomassa criada, com produção de 556 MW de energia por dia, dos quais 200 MW serão exportados. “Esse volume é o suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil habitantes”, afirmou Leonardo Crociati, gerente executivo de Projetos do Sucuriú.

O governador Riedel ressaltou que os empreendimentos reforçam o papel de Mato Grosso do Sul na produção e geração de energia limpa, colocando o Estado no caminho para se tornar um estado de carbono neutro. “Mato Grosso do Sul tem 94% da geração da sua energia em matrizes renováveis. E isso é muito orgulho para nós”, disse Riedel.

O Projeto Sucuriú inclui a construção da fábrica de celulose da Arauco, que tem um canteiro de obras com 9,2 mil trabalhadores, superando o número de habitantes de Inocência. A fábrica deve ficar pronta até o fim do próximo ano e gerar cerca de 800 empregos diretos, sem contabilizar os cerca de seis mil indiretos e no cultivo e extração das florestas de eucaliptos.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais Notícias
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.