Governo de MS planeja concessão de 220 km de rodovias para 2026

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, anunciou durante evento no Bioparque Pantanal, nesta terça-feira (16), a intenção do governo estadual de avançar com a concessão de 220 quilômetros de rodovias à iniciativa privada ainda neste ano. O projeto abrange os trechos das rodovias MS-377 e MS-240, que conectam os municípios de Água Clara, Inocência e Paranaíba, localizados na região leste do estado.

Riedel destacou que a meta da equipe técnica é finalizar a modelagem do projeto e apresentá-lo à Bolsa de Valores de São Paulo (B3) até o final de 2026. O governador enfatizou a importância de colocar em prática essa concessão, que integra a política de concessões que tem sido adotada pelo estado nos últimos anos. Ele afirmou: “Temos o desafio de colocar na B3, até o final do ano, esse projeto da rodovia que sai de Água Clara, liga Inocência e vai até Paranaíba. São duas rodovias estaduais, a MS-377 e a MS-240, o total delas são 220 quilômetros.”

A proposta contempla aproximadamente 130 quilômetros da MS-377, que liga Água Clara a Inocência, e 90 quilômetros da MS-240, entre Inocência e Paranaíba. Essas rodovias fazem parte da principal rota logística da região conhecida como Vale da Celulose, onde estão concentrados alguns dos maiores investimentos industriais do estado. Riedel ressaltou que a concessão é considerada estratégica, pois complementa o pacote de rodovias já concedido ao consórcio Caminhos da Celulose, que administra trechos das BRs-262, 267 e 040.

O novo projeto também deve fortalecer a logística de escoamento da futura fábrica da Arauco, que está em construção em Inocência. “A concessão dessa rodovia é muito estratégica para o desenvolvimento de toda essa região, extremamente relevante para complementar a concessão que foi feita no Vale da Celulose”, declarou o governador.

Além da concessão, o governo estadual está realizando obras de infraestrutura na área, incluindo a pavimentação da MS-320, que conecta Três Lagoas à MS-377, nas proximidades do empreendimento da empresa chilena. O plano de concessão das rodovias MS-377 e MS-240 não é uma novidade, pois a MS-377 já desempenha um papel fundamental no complexo da celulose, sendo utilizada para o transporte de equipamentos, insumos e trabalhadores, além de servir como ligação com outras vias estaduais que conectam os municípios do Vale da Celulose.

A rodovia MS-240, por sua vez, já é utilizada para o transporte da produção da Suzano, em Ribas do Rio Pardo. Diariamente, caminhões carregados de celulose transitam pela região em direção aos terminais ferroviários próximos a Inocência, consolidando o corredor logístico que atende a cadeia produtiva do setor. Além de sua relevância econômica, os trechos das rodovias também têm recebido investimentos públicos significativos. Recentemente, parte da MS-377 passou por obras de recapeamento, realizadas pelo governo estadual, para melhorar as condições de tráfego em uma área que tem registrado um aumento constante no fluxo de veículos pesados.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest