O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, anunciou durante evento no Bioparque Pantanal, nesta terça-feira (16), a intenção do governo estadual de avançar com a concessão de 220 quilômetros de rodovias à iniciativa privada ainda neste ano. O projeto abrange os trechos das rodovias MS-377 e MS-240, que conectam os municípios de Água Clara, Inocência e Paranaíba, localizados na região leste do estado.
Riedel destacou que a meta da equipe técnica é finalizar a modelagem do projeto e apresentá-lo à Bolsa de Valores de São Paulo (B3) até o final de 2026. O governador enfatizou a importância de colocar em prática essa concessão, que integra a política de concessões que tem sido adotada pelo estado nos últimos anos. Ele afirmou: “Temos o desafio de colocar na B3, até o final do ano, esse projeto da rodovia que sai de Água Clara, liga Inocência e vai até Paranaíba. São duas rodovias estaduais, a MS-377 e a MS-240, o total delas são 220 quilômetros.”
A proposta contempla aproximadamente 130 quilômetros da MS-377, que liga Água Clara a Inocência, e 90 quilômetros da MS-240, entre Inocência e Paranaíba. Essas rodovias fazem parte da principal rota logística da região conhecida como Vale da Celulose, onde estão concentrados alguns dos maiores investimentos industriais do estado. Riedel ressaltou que a concessão é considerada estratégica, pois complementa o pacote de rodovias já concedido ao consórcio Caminhos da Celulose, que administra trechos das BRs-262, 267 e 040.
O novo projeto também deve fortalecer a logística de escoamento da futura fábrica da Arauco, que está em construção em Inocência. “A concessão dessa rodovia é muito estratégica para o desenvolvimento de toda essa região, extremamente relevante para complementar a concessão que foi feita no Vale da Celulose”, declarou o governador.
Além da concessão, o governo estadual está realizando obras de infraestrutura na área, incluindo a pavimentação da MS-320, que conecta Três Lagoas à MS-377, nas proximidades do empreendimento da empresa chilena. O plano de concessão das rodovias MS-377 e MS-240 não é uma novidade, pois a MS-377 já desempenha um papel fundamental no complexo da celulose, sendo utilizada para o transporte de equipamentos, insumos e trabalhadores, além de servir como ligação com outras vias estaduais que conectam os municípios do Vale da Celulose.
A rodovia MS-240, por sua vez, já é utilizada para o transporte da produção da Suzano, em Ribas do Rio Pardo. Diariamente, caminhões carregados de celulose transitam pela região em direção aos terminais ferroviários próximos a Inocência, consolidando o corredor logístico que atende a cadeia produtiva do setor. Além de sua relevância econômica, os trechos das rodovias também têm recebido investimentos públicos significativos. Recentemente, parte da MS-377 passou por obras de recapeamento, realizadas pelo governo estadual, para melhorar as condições de tráfego em uma área que tem registrado um aumento constante no fluxo de veículos pesados.






