Ex-Governador Marcelo Miranda falece em Campo Grande aos 87 anos

Marcelo Miranda, ex-Governador de Mato Grosso do Sul, faleceu nesta terça-feira (23), em Campo Grande, aos 87 anos. A informação foi confirmada pela família do político, que estava internado há cerca de 20 dias devido a um quadro de pneumonia. Ele já apresentava problemas cardíacos e renais, que evoluíram para falência múltipla dos órgãos.

O atual Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, decretou luto oficial de três dias em respeito à memória de Marcelo Miranda. O decreto foi publicado em uma sessão extra do Diário Oficial do Estado (DOE), onde foram destacadas as contribuições do ex-governador à política local.

Marcelo Miranda Soares nasceu em 1º de dezembro de 1938, na cidade de Uberaba. Formou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Uberaba e também se especializou em Administração Municipal. Além de sua carreira como engenheiro, ele se destacou como pecuarista e administrador público.

A trajetória política de Marcelo Miranda teve início antes mesmo da criação de Mato Grosso do Sul. Ele participou da construção da barragem de Jupiá, que fica entre Três Lagoas e Castilho. Em sua carreira no serviço público, atuou no Departamento de Estradas de Rodagem, onde ajudou a abrir aproximadamente 4.500 quilômetros de estradas vicinais, fundamentais para o desenvolvimento da região.

Miranda foi Prefeito de Campo Grande entre 1977 e 1979. Com a criação do estado, assumiu a governadoria em 1979, cargo que ocupou até 1980, e foi um dos responsáveis pela estruturação administrativa do novo estado. Durante sua gestão, ele promoveu a construção de uma linha de transmissão de energia elétrica com cerca de 400 quilômetros entre Campo Grande e Corumbá, além de ter incentivado a criação de 15 novos municípios em um curto período.

Entre 1983 e 1987, Marcelo Miranda representou Mato Grosso do Sul no Senado Federal. Durante sua carreira, também atuou como superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde continuou a contribuir para o desenvolvimento das infraestruturas no estado.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest