Carlo Ancelotti, técnico da seleção brasileira, confirmou que Neymar permanecerá integrado ao grupo para a Copa do Mundo de 2026, mesmo após sofrer uma lesão na panturrilha direita que o afastou das atividades iniciais da equipe em Teresópolis (RJ). O treinador italiano destacou que a decisão de convocar Neymar foi técnica e que não há possibilidade de corte. A previsão é que o jogador esteja apto a atuar em duas ou três semanas, podendo assim participar da partida contra o Haiti, marcada para o dia 19 de junho, na segunda rodada do Grupo C.
Em entrevista realizada no último sábado, 30, na Granja Comary, Ancelotti expressou otimismo quanto à recuperação de Neymar. "Acreditamos que ele vai se recuperar o mais rápido possível. Está trabalhando bem, está motivado e tem condições de evoluir rapidamente. Para ser claro, ele permanecerá conosco durante esse período de recuperação. A expectativa é que esteja disponível o quanto antes. Talvez não para o primeiro jogo, mas acreditamos que poderá se recuperar para a segunda partida", afirmou o treinador.
Ancelotti também esclareceu que os 26 convocados para a Copa estão definidos. Ele mencionou a situação de Neymar, que, apesar do problema físico, está progredindo em sua recuperação. O treinador foi questionado se teria convocado Neymar no dia 18 de maio, caso soubesse que a lesão era mais grave, e fez uma analogia: "Na Itália falamos que, se minha avó fosse uma roda, seria um carro. O 'se' não existe. Neymar está entre os 26 por uma decisão nossa".
O técnico reiterou que apenas jogadores em plenas condições físicas seriam convocados, mas reconheceu que a situação mudou. "Talvez, em março, eu não tenha me expressado bem. A ideia era que ele pudesse estar totalmente recuperado durante a competição. Infelizmente, por azar, isso não aconteceu com alguns jogadores, como Éder Militão, Rodrygo e Estêvão", ressaltou Ancelotti.
Além da questão física, a presença de Neymar é considerada importante para o ambiente do grupo. O treinador menciona que o atleta compreende bem o seu papel na equipe. "Acredito que, a cada dia, ele está trabalhando da melhor forma possível para estar pronto e disponível", completou.
Antes da convocação, Ancelotti e Rodrigo Caetano, diretor de seleções da CBF, contataram Neymar para informá-lo sobre a possibilidade de ser reserva e saber se ele aceitaria essa condição, obtendo uma resposta positiva do jogador. Neste domingo, a seleção brasileira, sem Neymar, enfrenta o Panamá no Maracanã, em um amistoso que servirá como despedida antes da viagem para a Copa do Mundo.






