Campo Grande inicia testes com bicicletas elétricas e patinetes compartilhados

Campo Grande passará por um período experimental voltado para a operação de bicicletas elétricas e patinetes compartilhados. A autorização foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) nesta segunda-feira, dia 22, e os testes terão uma duração de 90 dias. A fiscalização ficará a cargo da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

Neste primeiro momento, a implementação do projeto não será imediata, e ainda não foram divulgadas informações sobre quais empresas demonstraram interesse em participar do projeto. As empresas que desejarem se envolver deverão apresentar um Plano Operacional que atenda a requisitos definidos no Diogrande.

Entre as exigências, as empresas precisarão oferecer um canal de comunicação gratuito, que permita a interação entre usuários e fiscalização. Além disso, será de responsabilidade das empresas garantir a manutenção dos equipamentos, assegurando que permaneçam em boas condições de uso. O recolhimento dos patinetes e bicicletas também ficará sob a responsabilidade das empresas participantes.

A Agetran estabeleceu que os dispositivos deverão contar com tecnologias como GPS e um sistema de “geofencing”, que pode restringir o uso ou limitar a velocidade em áreas específicas, como calçadões e praças. No Plano Operacional, as empresas deverão detalhar aspectos como as áreas onde os equipamentos circularão, a quantidade de bicicletas e patinetes a serem disponibilizados, além de como será o atendimento aos usuários e o monitoramento em tempo real da frota.

A fiscalização será realizada pela Agetran durante todo o período experimental, e a agência também ficará responsável por definir as áreas onde os patinetes e bicicletas poderão ser utilizados.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest