Incêndios Florestais: El Niño Traz Preocupação para o Pantanal

O fenômeno climático El Niño já está causando preocupações sobre uma maior incidência de incêndios no Pantanal em Mato Grosso do Sul. Além da maior planície alagável, o El Niño deve atingir também outros biomas com uma maior possibilidade de ocorrências de incêndios, como o Cerrado e a Mata Atlântica.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o território nacional sentiu a influência do fenômeno nos anos de 2023/2024, 2015/2016, 1997/1998 e 2009/2010, o que já fez com que o País atingisse uma última década ainda mais quente que a anterior.

A análise feita pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) indica que a sensação de temperaturas mais quentes deve durar também durante o inverno local em 2026. Com uma previsão de chuvas mais irregulares, a meteorologista do Cemtec, Valesca Fernandes, aponta que a situação tende a se agravar nos próximos meses.

Conforme a meteorologista do Cemtec, o El Niño trará condições mais neutras para Mato Grosso do Sul no trimestre que se estende até o mês de abril, mas há um indício de retorno do fenômeno no segundo semestre, o que pode favorecer a ocorrência de temperaturas acima da média e as ondas de calor.

“Essa situação casa exatamente durante o período seco, que seria quando a gente tem umidade muito baixa. As condições das altas temperaturas, ondas de calor, baixo valor de umidade relativa do ar, todo esse cenário pode intensificar o aumento para a ocorrência de incêndios florestais”, cita Vanessa em nota.

O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul indica que já têm preparado as chamadas ações de combate aos incêndios, feitas através do Corpo de Bombeiros tanto por terra quanto também pelo uso de aeronaves. Em 2025, foram detectados por satélite aproximadamente 924 eventos de fogo, com o combate direto em 88 desses e um total de 1.105 ações. Foram quase 1,3 mil militares mobilizados e pelo menos 60 viaturas empregadas nas 4.391 ocorrências registradas, boa parte em perímetro urbano e periurbano.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais Notícias
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.