A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou que um homem de 37 anos, internado com suspeita de infecção pelo vírus Ebola, foi diagnosticado com meningite meningocócica. O resultado positivo foi obtido através de um exame de sangue por PCR, conforme nota divulgada no último sábado (30).
O paciente, que recentemente retornou da República Democrática do Congo, um país atualmente enfrentando um surto de Ebola, apresentou febre intensa ao chegar ao Brasil. Ele está sendo tratado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, localizado em São Paulo, onde permanece em isolamento.
A investigação sobre a possibilidade de contágio pelo vírus Ebola continua em andamento. O homem será submetido a uma série de análises laboratoriais e genômicas para monitorar sua condição de saúde e identificar a origem da infecção.
No Estado de São Paulo, é obrigatória a comunicação imediata à vigilância epidemiológica municipal e ao Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE-SP) em casos suspeitos de doenças infecciosas como essa. O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência estadual para atendimentos de casos suspeitos ou confirmados, coordena o tratamento, enquanto o Instituto Adolfo Lutz é responsável pela investigação laboratorial necessária para diagnósticos diferenciais.
As autoridades de saúde enfatizam a importância do protocolo de vigilância em casos suspeitos de Ebola, especialmente em situações que envolvem viajantes provenientes de áreas afetadas pelo vírus. A atenção contínua e a rápida resposta são essenciais para conter a propagação de doenças infecciosas e proteger a população.






