Início das obras para abastecimento de água em aldeias indígenas é previsto para este ano

O projeto de fornecimento de água potável e saneamento para a população indígena em Mato Grosso do Sul está prestes a ser implementado. A Empresa de Saneamento de MS (Sanesul), sob a coordenação do Governo do Estado, planeja dar início às obras de ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água nas aldeias indígenas ainda este ano, antes do período eleitoral.

As obras contemplarão os municípios de Dourados, Itaporã, Japorã e Tacuru, dividindo-se em dois processos distintos. O primeiro abrange Dourados e Itaporã, cuja licitação já foi realizada com sucesso. O segundo envolve um convênio entre a Sanesul e a Itaipu Binacional, que beneficiará oito aldeias indígenas por meio de um total de 19 projetos.

Renato Marcílio, diretor-presidente da Sanesul, informou que as obras devem começar em até 90 dias. Ele afirmou que o cronograma está otimista e que a expectativa é de que tudo comece ainda neste ano. "Tem tudo para que a gente inicie todas as obras esse ano, em 60-90 dias no máximo", declarou durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã de segunda-feira (22).

O investimento total para o projeto é de R$ 60 milhões, sendo R$ 45 milhões provenientes da Itaipu Binacional e R$ 15 milhões do Governo de Mato Grosso do Sul. Com essa iniciativa, aproximadamente 35 mil pessoas dos municípios de Amambai, Caarapó, Japorã, Juti, Paranhos e Tacuru serão beneficiadas.

O governador Eduardo Riedel, do Partido Progressista (PP), destacou a importância do projeto, ressaltando que cerca de 120 mil indígenas ainda não têm acesso à água de qualidade. "São 120 mil indígenas que não têm acesso à água de qualidade. Aí nós vamos resolver esse problema", afirmou, enfatizando a colaboração entre diferentes esferas governamentais, incluindo a Assembleia Legislativa, a Bancada Federal e a Bancada Estadual, para garantir os recursos necessários para a execução do projeto.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest