Governo do Estado investe R$ 76 milhões em nova avenida em Chapadão do Sul

O Governo do Estado anunciou, por meio de publicação no diário oficial, um investimento que pode chegar a R$ 76,1 milhões para a construção de uma avenida de aproximadamente cinco quilômetros em Chapadão do Sul. Este valor é significativo, especialmente quando comparado aos R$ 78 milhões destinados para a pavimentação de 20 quilômetros de rodovia em Sonora, na região norte de Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande, há três anos, foram aplicados R$ 9,5 milhões na duplicação e melhorias na Avenida dos Cafezais, a principal via de acesso ao bairro Los Ângeles. Na mesma época, o Governo destinou R$ 41,3 milhões para a primeira fase do novo acesso às Moreninhas, que já foi concluída, enquanto a segunda fase ainda aguarda licitação.

Até outubro de 2024, a Rua Brasil e a Avenida Dois, na área central de Chapadão do Sul, faziam parte do traçado da MS-306, que cruzava o centro urbano. Com um investimento de R$ 72 milhões, a cidade agora possui um contorno rodoviário, desviando o tráfego de caminhões. O antigo traçado da MS-306 será revitalizado, incluindo duas pistas de rolamento, ciclovias e áreas de lazer ao longo de um amplo canteiro central, além de drenagem para águas pluviais.

Após a construção do contorno, 6,4 quilômetros da antiga rodovia passaram a ser de responsabilidade da prefeitura, embora parte dessa extensão esteja em área rural, o que limita as benfeitorias que receberão investimento dos R$ 76,1 milhões. O edital da licitação está programado para abertura das propostas das empreiteiras no dia 15 de julho. Contudo, as obras deverão ser iniciadas apenas na gestão do próximo governador, devido a restrições para a assinatura de novos contratos em ano eleitoral.

Além disso, a revitalização do trecho de 10,5 quilômetros do contorno rodoviário está sendo assumida pelo Governo do Estado neste momento. O trecho privatizado conta com três praças de pedágio ao longo de 218 quilômetros, onde motoristas de carros de passeio precisam pagar R$ 14,40 em cada praça. No primeiro trimestre de 2026, a concessionária reportou um faturamento de R$ 42,4 milhões, um aumento de 18% em relação aos R$ 35,9 milhões do mesmo período do ano anterior.

Apesar do crescimento nas receitas, a empresa enfrentou um prejuízo de R$ 5,7 milhões no primeiro trimestre, atribuído, entre outros fatores, ao pagamento de quase R$ 25 milhões em juros sobre debêntures, após a captação de R$ 725 milhões em 2025. Em contrapartida, a empresa teve um lucro líquido de R$ 7,26 milhões em 2024, embora inferior ao lucro de R$ 40 milhões registrado ao longo de 2024.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest