O município de Ivinhema, no Mato Grosso do Sul, foi declarado em "Situação de Emergência" pelo governador Eduardo Riedel, em resposta a fortes chuvas acompanhadas de granizo que afetaram tanto a área urbana quanto a rural. O decreto foi formalizado no Diário Oficial do Estado (DOE) na quinta-feira, 11 de maio, e tem validade de 180 dias.
A medida foi inicialmente decretada pelo prefeito Juliano Ferro em 19 de maio, após a tempestade que causou danos significativos. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/MS) está agora autorizada a coordenar as ações de resposta ao desastre, que incluem a reabilitação do cenário afetado e a reconstrução das áreas danificadas.
No dia 16 de maio, chuvas intensas e granizo provocaram estragos em diversas residências, com muitas casas apresentando telhas quebradas e cômodos alagados. As famílias atingidas enfrentam perdas materiais expressivas, conforme levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que registrou 98,6 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores à tempestade.
Para facilitar a resposta aos problemas resultantes da emergência, o decreto do governador dispensa o processo de licitação para a aquisição de bens e serviços necessários ao atendimento da população. Essa medida visa agilizar a assistência e a recuperação das áreas afetadas.
Em um parecer técnico emitido em 3 de junho de 2026, a CEPDEC/MS manifestou-se favoravelmente ao reconhecimento da "Situação de Emergência" em Ivinhema, ressaltando a gravidade dos danos e a necessidade de ações imediatas para a recuperação do município.






